sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Diferençan entre American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier


Tem em comum progenitores. Se tornarão raças paralelas e ao mesmo tempo bem distintos.

Seu ancestral, o Staffordshire Bull Terrier, até hoje bastante criado na Inglaterra, surgiu de um trabalho feito por ingleses no inicio do século passado para criar um super cão de brigas - pratica comum naquela época. Aliava a agilidade de alguns terries com o físico poderoso e grande determinação para brigar do antigo Buldogue Inglês. Levado logo aos Estados Unidos, o Staffordshire Bull Terrier Seus descendentes resultaram em exemplares de portes bem diferenciados. Criadores voltados para o temperamento de lutador destes cães, obtiveram o seu reconhecimento com o nome de American Pit Bull Terrier, em 1898, pelo UKC-United Kennel Club.

A cinofilia evoluiu muito; referente a criação e exposição. Esta mentalidade faria surgir o American Staffordshire Terrier, resultado do trabalho de alguns criadores de Pit Bull interessados em suavizar a sua estrutura física e obter maior controle de seu temperamento. Para conseguir isso, evitaram cruzar cães com as cores que indicavam recessividade. Assim, eliminaram da reprodução exemplares inteiramente brancos e os com olhos claros ou com nariz não pretos, caso dos exemplares vermelhos de nariz vermelho. Preferiram, também, cruzar os de tamanho médio, já que os maiores, lembravam mais os Pit Bull iniciais maiores, e os menores se assemelhavam ao ancestral Staffordshire Bull Terrier. Em 1936, os cães resultantes desta criação foram reconhecidos pelo AKC-American Kennel Club com o nome de Staffordshire Terrier (sem o "Bull" para diferencia-los do ancestral inglês). Colby´s Primo foi um dos primeiros A.P.B.T. a marcar o Padrão oficial do American Staffordshire Terrier. Em 1972, receberam a denominação American Staffordshire Terrier e são agora reconhecidos também pelo FCI-Federação Cinológica Internacional.

Através de décadas de cruzamentos orientados de forma bem diferente com qualificações distintas. A estrutura e o temperamento dos American Staffordshire foi se afastando daquele do Pit Bull original.

Com forte herança genética de lutadores, os melhores Pit Bulls dificilmente são derrotados pelos melhores American Stalfordshirer. Atualmente, o American Pit Bull Terrier consta que alguns criadores justificam a mestiçagem, colocando o Stalfordshirer como parte do Americam Pit Bull Terrier, e as degenerações como variedade. Lindemberg hoje, um dos mais conceituado criador, mantendo as características sem misturar os dois.

Algumas linhagens se diferem uma das outras, em particular a musculatura e o tali da cabeça. Algumas características são universal, independente da linhagem; tais como, lábios não pendentes, olhar penetrante, valorização da mandíbula e laterais da cabeça. Com relação a musculatura o exemplar de tração tem o peito mais aberto, boca mais rasgada e cabeça volumosa. Visando mais o efeito moral e muito utilizado na guarda.No entanto os exemplares de combate são mais esbeltos quase chegando a esguio. Proporcionando-lhe o efeito alavanca sobre o oponente.

OBS: Os animais de tração com boca mais rasgada perde um pouco a resistência quando ocorre o ressecamento das glândulas salivares.

Armerican Staffordshires e Pit Bulls são devotados ao dono e a seus familiares sendo o ciúme a sua característica notória.

Os dois possuem estilo de ataque determinado e mordedura das mais possantes. Atacam estranhos ( pessoas, cães e outros animais) que invadam seu território. Entretanto, há exemplares mais dóceis entre as duas variedades, sobretudo entre os Pit Bulls, que apresentam maior variação de temperamento.

Em locais públicos, nenhum dos dois costuma atacar desconhecidos, inclusive os Pit Bulls de linhagens mais agressivas. "Isso só acontece se a pessoa esboçar um gesto ameaçador a ele ou a quem os estiver conduzindo".

Quem tem um cão registrado como American Staffordshire Terrier poderá registra-lo também como American Pit Bull Terrier (o inverso é impossível) o Pit Bull atcualmente é reconhecido pela ADBA-American Dog Breeders Associalion e o IKC-lnternacional Kennel Club (UKC), mas continua sem reconhecimento oficial internacional.

Em cada 10 Staffordshire, 6 são registrados e 4 os criadores estão registrando como Pit Bull, deteriorando assim algumas linhagens de Pit Bull. Hoje o que conta é a seriedade e não o pedigree de algumas associações que defendem seus interesses em comercio, pois no mercado o Pit Bull não paga taxas a nenhum clube e o seu valor comercial é maior do que o do Staffordchire, desagradando assim alguns criadores de Staffordchire. Facilitando assim as
mestiçagens de Staffordshire com Pit Bull.
Na realidade algumas das vezes o cliente compra um refugo de Staffordshire
como se este fosse um Pit Bull de qualidade, exibindo ainda um pedigree de alguma associação.
As combinações de gametas nos proporcionando uma grande margem de alternativas.

Obs: Algumas das literaturas que servem de referencia para muitos, estão sendo reeditadoas sem a devida atualização, colocando fotos e material de datico já ultrapasado. Algumas literaturas datam do inicio da separarção e distinção das duas raças. Hoje já bem distintas.

Se 2 Pit Bulls forem idênticos, mas diferentes apenas no peso, é premiado o peso mais próximo ao citado no padrão, que é o preferido para efeito de julgamento.
Nenhuma das duas raças é admissível barbelas, pele solta ou cauda enrolada caída sobre o dorso. Não é desejável exemplares com unha de lobo ou quinto dedo, também denominado como "ergot".
Em ambas as raças é desqualificante exemplares de pelo alto, ou sub pelo em evidencia.


Obs: A falta de preparo de alguns juizes podem estar penalizando alguns cães em exposições de algumas raças por terem prognatismo adquiridos (desvio dentário pelo atraso da perda dos dentes de leite) e não congênitos (defeito hereditário).

Nenhum comentário: